Her-2 é a abreviatura de “Human Epidermal growth factor Receptor-type 2”, ou seja, receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano. Em quantidades normais, esta proteína tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento de uma vasta categoria de células. Quando esta proteína está com a expressão aumentada (super-expressão) consideramos este tumor como Her-2 positivo. Este tipo de doença é habitualmente bastante agressivo e até o desenvolvimento de novos medicamentos este tipo de câncer costumava ser o mais agressivo.

Alguns destes medicamentos já estão disponíveis no Brasil inclusive na rede pública. Dentre eles podemos citar:

Trastuzumabe (HerceptinR)

O Trastuzumabe foi o primeiro anticorpo monoclonal a ser utilizado no bloqueio da via Her-2 e seu uso modificou a história do dos tumores Her-2 positivos. Este medicamento é utilizado associado a quimioterapia em todos os cenários possíveis como na adjuvância (tratamento após a cirurgia), neoadjuvância (tratamento antes da cirurgia) ou mesmo no cenário em que a doença está metastática (em situações que a doença se espalhou para outros órgãos). Em todas estas situações o uso do trastuzumabe se mostrou um tratamento muito adequado.

Pertuzumabe (PerjetaR)

O Pertuzumabe também é um bloqueador do HER-2 porém se liga a um outro local e estudos comprovaram que o uso de Trastuzumabe associado a Pertuzumabe (também chamado de duplo bloqueio) e quimioterapia apresenta um resultado melhor tornando-se o tratamento preferencial na neoadjuvância e na doença metastática

T-DM1 (KadcylaR)

O T-DM1 (Trastuzumabe Entansina) é uma nova classe de medicamentos chamados de anticorpo droga conjugado. Esta medicação é reconhecidamente efetiva em pacientes com câncer de mama HER-2 positivas na doença metastática e também para alguns casos em que a doença não respondeu completamente a um tratamento de quimioterapia antes da cirurgia

TDxd (EnhertuR)

O Trastuzumabe Deruxtecan é uma nova droga recentemente aprovada para câncer de mama avançado HER-2 positivo e também para o grupo de pacientes com expressão menor de HER-2, conhecida como HER-2 “low” ou baixo.

Estes medicamentos mudaram tanto o tratamento como a chance de cura de pacientes com câncer de mama HER-2 positivo e atualmente inúmeros outros tratamentos estão sendo pesquisados.

Fale com a gente

Entre em contato e fale com nossos especialistas