A ultrassonografia das mamas ou ecografia mamária é um excelente exame desenvolvido para identificar pequenas lesões mamárias, diagnosticar nódulos palpáveis ou ajudar em dúvidas diagnósticas ou ainda para guiar procedimentos diagnósticos. Entretanto, é necessário lembrar que esse exame não substitui a mamografia para fins de rastreamento uma vez que a ultrassonografia não consegue detectar microcalcificações, um dos principais achados de câncer inicial.
Indicações do ultrassom das mamas
A ultrassonografia é um dos principais métodos de imagem para o diagnóstico das doenças mamárias.
Suas principais indicações são:
- Avaliação de nódulos caracterizados à mamografia para diferenciar seus conteúdos entre nódulos sólidos, cistos ou nódulos sólidos císticos;
- Avaliação das assimetrias focais observadas à mamografia, pesquisas de abcessos ou coleções líquidas pós cirúrgicos, avaliação da integridade dos implantes mamários;
- É o método preferencial para orientação de procedimentos diagnósticos como punções por agulha fina, biópsias de fragmento por agulha grossa e as assistidas à vácuo e agulhamentos, desde que estas lesões sejam visualizadas ao ultrassom.
Como funciona o exame?
O ultrassom pode ser feito em um consultório médico, clínica ou hospital. Com a paciente deitada numa maca, o médico aplicará um gel sobre a pele onde o transdutor será manipulado. Esse gel ajuda a conduzir as ondas sonoras. O tempo médio de realização é de 15 a 30 minutos. O exame é bastante interessante pois a imagem é vista em tempo real.
O ultrassom das mamas consegue identificar lesões que não podem ser palpadas, mas não são vistas na mamografia e até mesmo direcionar uma biópsia percutânea.
A ultrassonografia da mama ainda é indicada para pacientes que possuem o tecido mamário denso.
Ultrassonografia ou mamografia: qual destes exames é melhor?
Ambos são indicados para avaliação das mamas, mas cada um possui suas particularidades. Importante dizer que os métodos se complementam, ou seja, um auxilia o outro no diagnóstico das diferentes lesões mamárias, incluindo o câncer de mama.
Fale com a gente
Entre em contato e fale com nossos especialistas